O Programa Agenda Ambiental da Presidência da República é uma iniciativa da Secretaria-Geral da PR, por meio da Secretaria de Administração, para implementar a A3P e reorganizar a Coleta Seletiva Solidária em consonância com o Decreto n 5.940/2006 no âmbito dos órgãos da Presidência da República. O Programa objetiva promover a responsabilidade socioambiental junto aos servidores com a implementação e divulgação de práticas sustentáveis que colaborem para a redução dos impactos socioambientais negativos, para a economia de recursos públicos e naturais, em benefício do meio ambiente. Em atenção a A3P, o Programa foi dividido em 4 eixos: 1 - CONSUMO CONSCIENTE; 2 - COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA; 3 - LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS: 4 - SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES. O eixo que será apresentado aqui é a Coleta Seletiva Solidária.
Orientação Política de cumprimento das obrigações legais e para uma gestão humanizada; o incentivo das autoridades para a retomada do projeto; necessidade de tratamento adequado dos resíduos gerados e os benefícios sociais, econômicos para os catadores e os benefícios ambientais.
Desde a retomada do Projeto da Coleta Seletiva Solidária, em 2012, tivemos 3 cooperativas de catadores beneficiados com os resíduos da PR. O trabalho das 3 cooperativas e da Comissão da Agenda Ambiental/PR, a destinação dos resíduos da PR beneficiaram 76 famílias de catadores. Mais de 300 toneladas de resíduos (específicos da PR e também doados por outros órgãos ao Programa Agenda Ambiental da PR) foram revertidos para os catadores. Além dos resíduos (papel, plástico, vidro e metal) também foram destinados cartuchos vazios, sucatas de veículos e equipamentos descartados, que totalizaram 9.468 unidades. Com a venda desses resíduos foi arrecadado o montante de R$ 78.178,00.
Demora para aquisição de coletores; Dificuldade de unir um grupo executivo comprometido com o tema; Dificuldade na aceitação dos servidores e na agenda de outras autoridades que precisavam ser sensibilizadas; Remodelagem da Logística dos resíduos gerados para adequação ao projeto e Acompanhamento da Cooperativa às necessidades do órgão.
Equipe de Trabalho: Não basta indicar servidores para compor Comissão. Porque se os servidores forem indicados sem consentimento prévio ou sem gostarem do tema, aliás, gostarem não, amarem o tema, o trabalho não vai sair. Então, considerando ser um trabalho voluntário, na maioria dos órgãos públicos, necessário convidarem servidores engajados para tocar o projeto. Unidade estruturada para gerir o tema: Os órgãos que são referência no tema sustentabilidade, possuem em suas estruturas uma Coordenação de Sustentabilidade Socioambiental. Caso contrário será o engajamento do servidor escolhido para tocar o projeto que determinará a sua continuidade. Já o seu sucesso dependerá de todas as questões abordadas aqui. Agenda: Se o tema não tiver na agenda como prioridade e for acompanhado pelos dirigentes não alcançará êxito, considerando que foge às ações urgentes que atropelam os demais. Devem estar no Planejamento Estratégico, com Plano de Ação, Cronograma, etc, como é o caso da PR. Exemplo dos dirigentes: Não basta campanhas e mais campanhas para sensibilizar os servidores, se os dirigentes não inserirem o tema em suas agendas e der o exemplo em suas ações. Eventos: A realização de Eventos periódicos sobre a temática ajuda a sensibilização e ao posicionamento do Projeto na cabeça dos servidores. Devem ser eventos interativos e inovadores. As autoridades devem fazer parte, para demonstrar a importância do tema. Assiduidade das campanhas e das ações: As ações, quando continuadas, devem ser assíduas. Não devem ser interrompidas, para que virem hábitos dos servidores, o exemplo de Boletins Informativos, Murais, Eventos periódicos, periodicidade de recolhimento dos resíduos, etc. Contato dos servidores com o Tema: O servidor não ajudará nas ações se ele não tiver conhecimento do bem que suas ações promoverão. Neste sentido, faz-se necessário um contato do servidor com os catadores ou com os resultados das ações, como por exemplo, a redução na conta de energia, decorrente das ações do Projeto. Campanhas direcionadas e inovadoras: As campanhas devem ser inteligentes e impactantes. As ações realizadas devem ficar na mente e na boca dos servidores. Todos os meios de comunicação devem ser utilizados. Contato físico: Não adianta encaminhar Boletins, Pop up, e mensagens eletrônicas. A equipe da Comissão deve ir in loco fazer campanhas. Convidar os servidores para fazer parte do Projeto: Já ouvi aquele ditado que o olho do dono é que engorda o gado, pois é assim que funciona. Necessário convidar os servidores para fazerem parte do processo como Agentes Sustentáveis ou EcoParceiros. Eles devem se sentir responsáveis.