Programa da Agenda Ambiental da Presidência da República - Eixo Coleta Seletiva Solidária

    Sociedade Civil Organizada

    04/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    O Programa Agenda Ambiental da Presidência da República é uma iniciativa da Secretaria-Geral da PR, por meio da Secretaria de Administração, para implementar a A3P e reorganizar a Coleta Seletiva Solidária em consonância com o Decreto n 5.940/2006 no âmbito dos órgãos da Presidência da República. O Programa objetiva promover a responsabilidade socioambiental junto aos servidores com a implementação e divulgação de práticas sustentáveis que colaborem para a redução dos impactos socioambientais negativos, para a economia de recursos públicos e naturais, em benefício do meio ambiente. Em atenção a A3P, o Programa foi dividido em 4 eixos: 1 - CONSUMO CONSCIENTE; 2 - COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA; 3 - LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS: 4 - SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES. O eixo que será apresentado aqui é a Coleta Seletiva Solidária.

    O que motivou a iniciativa

    Orientação Política de cumprimento das obrigações legais e para uma gestão humanizada; o incentivo das autoridades para a retomada do projeto; necessidade de tratamento adequado dos resíduos gerados e os benefícios sociais, econômicos para os catadores e os benefícios ambientais.

    Principais resultados

    Desde a retomada do Projeto da Coleta Seletiva Solidária, em 2012, tivemos 3 cooperativas de catadores beneficiados com os resíduos da PR. O trabalho das 3 cooperativas e da Comissão da Agenda Ambiental/PR, a destinação dos resíduos da PR beneficiaram 76 famílias de catadores. Mais de 300 toneladas de resíduos (específicos da PR e também doados por outros órgãos ao Programa Agenda Ambiental da PR) foram revertidos para os catadores. Além dos resíduos (papel, plástico, vidro e metal) também foram destinados cartuchos vazios, sucatas de veículos e equipamentos descartados, que totalizaram 9.468 unidades. Com a venda desses resíduos foi arrecadado o montante de R$ 78.178,00.

    Desafios Enfretados

    Demora para aquisição de coletores; Dificuldade de unir um grupo executivo comprometido com o tema; Dificuldade na aceitação dos servidores e na agenda de outras autoridades que precisavam ser sensibilizadas; Remodelagem da Logística dos resíduos gerados para adequação ao projeto e Acompanhamento da Cooperativa às necessidades do órgão.

    Lições aprendidas

    Equipe de Trabalho: Não basta indicar servidores para compor Comissão. Porque se os servidores forem indicados sem consentimento prévio ou sem gostarem do tema, aliás, gostarem não, amarem o tema, o trabalho não vai sair. Então, considerando ser um trabalho voluntário, na maioria dos órgãos públicos, necessário convidarem servidores engajados para tocar o projeto. Unidade estruturada para gerir o tema: Os órgãos que são referência no tema sustentabilidade, possuem em suas estruturas uma Coordenação de Sustentabilidade Socioambiental. Caso contrário será o engajamento do servidor escolhido para tocar o projeto que determinará a sua continuidade. Já o seu sucesso dependerá de todas as questões abordadas aqui. Agenda: Se o tema não tiver na agenda como prioridade e for acompanhado pelos dirigentes não alcançará êxito, considerando que foge às ações urgentes que atropelam os demais. Devem estar no Planejamento Estratégico, com Plano de Ação, Cronograma, etc, como é o caso da PR. Exemplo dos dirigentes: Não basta campanhas e mais campanhas para sensibilizar os servidores, se os dirigentes não inserirem o tema em suas agendas e der o exemplo em suas ações. Eventos: A realização de Eventos periódicos sobre a temática ajuda a sensibilização e ao posicionamento do Projeto na cabeça dos servidores. Devem ser eventos interativos e inovadores. As autoridades devem fazer parte, para demonstrar a importância do tema. Assiduidade das campanhas e das ações: As ações, quando continuadas, devem ser assíduas. Não devem ser interrompidas, para que virem hábitos dos servidores, o exemplo de Boletins Informativos, Murais, Eventos periódicos, periodicidade de recolhimento dos resíduos, etc. Contato dos servidores com o Tema: O servidor não ajudará nas ações se ele não tiver conhecimento do bem que suas ações promoverão. Neste sentido, faz-se necessário um contato do servidor com os catadores ou com os resultados das ações, como por exemplo, a redução na conta de energia, decorrente das ações do Projeto. Campanhas direcionadas e inovadoras: As campanhas devem ser inteligentes e impactantes. As ações realizadas devem ficar na mente e na boca dos servidores. Todos os meios de comunicação devem ser utilizados. Contato físico: Não adianta encaminhar Boletins, Pop up, e mensagens eletrônicas. A equipe da Comissão deve ir in loco fazer campanhas. Convidar os servidores para fazer parte do Projeto: Já ouvi aquele ditado que o olho do dono é que engorda o gado, pois é assim que funciona. Necessário convidar os servidores para fazerem parte do processo como Agentes Sustentáveis ou EcoParceiros. Eles devem se sentir responsáveis.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Secretaria Geral da Presidência da República
    CNPJ
    10366249000179
    Endereço
    Palácio do Planalto - Anexos
    Equipe Técnica
    Débora de Souza/DILOG; Gisele Franciscon/GAB/SA; Anaide Vilasboas/COAGE; Ana Cláudia Ferreira de Assis/DIGEP/SG; Antonieta Maria Pereira Assis Silva/COREP/SG; Benoni Dias Covatti/COAGE/SG; Carla Madeira Gonçalves Simões dos Reis/COREP/SG; Fanie Ofugi Rodrigues Miranda/SE/SG; Heloisa Neves Castro/DITEC/SG; Juçara Santiago Pedreira/SE/SG; Jussara Alves de Assis/SNJ/SG; Silmara de Souza Ramos/GSI
    Instituições Parceiras
    Todos os órgãos da estrutura da Presidência da República; Ministério do Meio Ambiente; Cooperativas de Catadores; Ministério de Desenvolvimento Agrário; Capital Recicláveis de Brasília.

    Categorias

    Catadores de Materiais Recicláveis
    Comércio
    Construção Civil
    Executivo - Federal
    Indústria
    Limpeza Urbana
    Público em Geral

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